A Seleção Nacional de futebol feminino fez história e apurou-se hoje para o Campeonato do Mundo, após triunfar frente aos Camarões por 2-1, no FMG Stadium Waikato, na cidade neozelandesa de Hamilton.
A seleção das quinas entrou em campo completamente focada, ameaçando a defesa da Seleção Camaronesa logo aos 3 minutos num remate de Kika Nazareth ao poste. A inauguração do placar veio a acontecer mesmo aos 22 minutos, num remate certeiro da central Diana Gomes, na sequência de um livre batido, novamente por Kika Nazareth.
No segundo tempo, a seleção orientada por Francisco Neto continuou a criar oportunidades, fazendo estremecer a baliza do conjunto africano, no entanto quem acabou por marcar foi mesmo a seleção dos Camarões, aos 89 minutos com um remate de Nchout para o fundo da baliza portuguesa.
Já nos descontos, Andrea Jacinto sofreu falta na área, o lance foi ao VAR e a juíza de campo marcou penálti a favor das portuguesas. Carole foi a chamada e converteu a falta com êxito, trazendo a tão esperada vitória.
Num ambiente de sorrisos, lágrimas e muita emoção, Portugal conseguiu pela primeira vez a presença num Mundial e junta-se aos Países Baixos, vice-campeões no último Campeonato do Mundo, Vietname e aos atuais campeões Estados Unidos, no Grupo E.
A fase final do Mundial irá realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Ver notícia também aqui.