Foto: FPA
Foi ontem, que os Heróis do Mar somaram o quarto triunfo do Grupo 1 e confirmaram o apuramento para o Euro24. A prova vai decorrer em janeiro, na Alemanha.
Ainda com dois jogos em falta, Portugal já carimbou a passagem à próxima fase do EHF Euro 2024, após nova vitória diante da Macedónia do Norte, por 32-27, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Os portugueses, que já vinham de três vitórias consecutivas neste grupo, voltaram a fazer história, em Matosinhos, ao assegurar o sexto apuramento consecutivo para uma grande competição internacional: Europeus de 2020, 2022 (e agora 2024), Mundiais de 2021 e 2023 e Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
“É mais um crescimento. Apurámo-nos para os Europeus de 2020 e 2022 apenas na penúltima jornada e agora qualificámo-nos na antepenúltima. Isso permite-nos pensar na convocatória seguinte de uma outra forma. Aquilo que me preocupa um pouco é que esta normalidade seja nossa inimiga algum dia. Parece que estamos contentes, mas ninguém saltou muito. Por um lado, é ótimo, porque estamos a habituar-nos a que isto seja normal. Por outro, temos de estar muito atentos, até porque não queremos ser os melhores, mas melhores a cada dia. Por vezes, isso poderá ser um problema para contornar. Estamos atentos e já falámos sobre isso várias vezes. Uma questão premente é manter a integridade do grupo, de forma que saibamos onde é que estamos e para onde podemos caminhar. É continuar a lutar, a dignificar este país, a trazer gente que possa manter o nosso nível competitivo e começar a meter mais jovens. É o que vamos tratar de fazer. Estamos de parabéns. Como treinador e, principalmente, como português, cada vez gosto mais deles. As coisas estão bem feitas, mas não é fácil.”
Paulo Pereira, Selecionador Nacional
Mesmo já estando apurado, Portugal vai ainda defrontar a Turquia a 26 de abril e o Luxemburgo a dia 30 do mesmo mês.
MITV/FPA

