A candidatura oficial foi apresentada no passado domingo, 4 de junho, e contou com vários participantes. Famalicão candidata-se a par com Matosinhos.
«Famalicão Desafio 2025» é este o tema da candidatura oficial da autarquia famalicense ao título de Cidade Europeia do Desporto 2025. Várias centenas de atletas das 200 associações desportivas do concelho, representativas de 78 modalidades, estiveram presentes na apresentação que decorreu na Praça da Cidadania, pelas 15h30 do dia 4 de junho.
“Somos uma cidade verdadeiramente desportiva. Em Famalicão, o desporto é sinónimo de multiplicidade, competição, lazer, integração, saúde, qualidade de vida e igualdade. Apresentamos a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto cientes do pleno reconhecimento em obter tal distinção”
Mário Passos, Presidente CM V.N. Famalicão
O anúncio do arranque do programa ‘Mamãs Saudáveis’, para a promoção do desporto e de atividade física junto da mulher grávida, potenciando a sua saúde e a do bebé e promovendo condições para um parto mais saudável, e a notícia da modernização e ampliação do Complexo das Piscinas Municipais de Famalicão, que irá ter 3 a 4 pistas de 50 metros, foram as duas novidades avançadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, na apresentação pública e oficial.
Numa festa, que juntou milhares de pessoas no parque da cidade, e onde estiveram presentes, com demonstrações desportivas, uma parte muito exemplificativa das duas centenas de associações desportivas existentes no concelho, Mário Passos jogou os principais trunfos que fazem de Vila Nova de Famalicão um sério candidato à obtenção do título de Cidade Europeia do Desporto, como o reconheceu o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos.
“O desporto é mesmo para todos. Começa no ventre da mãe e está disponível em todas as etapas da vida, de forma totalmente gratuita e acompanhada[…] Aqui, o desporto é sinónimo de multiplicidade, de competição, de lazer, de integração, de saúde, de qualidade de vida, de igualdade. Por isso, a aposta na promoção do desporto, é para nós, um fator crítico de sucesso para fomentar o desenvolvimento humano, social e económico da comunidade famalicense”
Mário Passos, Presidente CM V.N. Famalicão
Os programas municipais, abrangentes, múltiplos e ecléticos, como o ‘Mais e Melhores Anos’, o ‘Famalicão em Forma’, o ‘Brincar a Torto e a Direito’, o ‘Nutre Sport’, entre outros, um orçamento anual de 8 milhões de euros para a área desportiva, e um tecido associativo composto por duas centenas de associações que promovem 78 modalidades e envolvem perto de 60 mil atletas em atividade regular, foram alguns dos trunfos lançados para cima da candidatura.


