• Dom. Out 26th, 2025

Mudança na circulação: Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade reabrem

ByRafaela Pimenta

Nov 8, 2023

A partir desta terça-feira, as duas artérias da cidade do Porto reabriram ao trânsito. No entanto continuam haver cortes devido às obras da Metro do Porto.

A notícia que muitos esperavam chegou ontem, terça-feira, já é possível atravessar sem restrições ao trânsito a Rua dos Clérigos e a Praça da Liberdade. Este acesso é agora, novamente, permitido porque as obras da linha Rosa da metro do porto entraram numa nova fase que só vai incidir na envolvente da Igreja dos Congregados, com corte de circulação.

No entanto, a construção da Estação S. Bento/Liberdade trouxe também novas mudanças nos percursos no centro histórico da Invicta.

O acesso da Avenida dos Aliados à Rua Mouzinho da Silveira passa a fazer-se através do Largo dos Loios e da Rua Trindade Coelho.

A Praça Almeida Garrett passa a ter apenas o sentido ascendente, em direção à Rua de Sá da Bandeira. Também a circulação pedonal entre a Praça Almeida Garrett e a Liberdade fica impedida, pelo que deve seguir as alternativas sinalizadas no local.

Moreira pede «avaliação urgente» ao Governo

Esta semana fica também marcada pelas palavras de descontentamento do Presidente da Câmara do Porto relativamente aos atrasos nos trabalhos da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música e do ‘metrobus’, na Boavista.

O que estamos a dizer ao Governo e à Metro do Porto é que, neste momento, a cidade não aguenta mais constrangimentos

Rui Moreira, Presidente CM Porto

A proposta, apresentada em reunião pública do executivo municipal por Rui Moreira, esta segunda-feira, serve para pedir uma «avaliação urgente» e também para informar o Governo e a Metro do Porto que a autarquia “não concederá quaisquer licenças para qualquer obra da linha Rubi que provoque alteração ou novos constrangimentos na mobilidade e nos métodos de transporte público existentes até que as obras da linha Rosa e do BRT estejam concluídas ou permitam os normais fluxos de mobilidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *