O programa de descentralização cultural intitulado “Descentrar” realiza-se neste sábado em Lomar e Arcos. A iniciativa promovida pelo Município de Braga irá contar com um programa ao ar livre repleto de aventura, conhecimento, património e cultura.
O Descentrar arranca pelas 15h00 na Rua 25 de Abril, em Lomar, com a realização do Trilho dos Bosques do rio Este, com cerca de sete quilómetros, apresentando o ex-libris natural da localidade.
Pelas 21h30, na zona exterior da Igreja Paroquial de Lomar, irá decorrer o concerto “Valdeste e os seus moinhos, músicas e histórias”, pelo grupo Origem Tradicional – um espetáculo sobre a importância do Rio Este na fundação e na história da cidade de Braga.
Depois da União de Freguesias de Lomar e Arcos, o projeto segue viagem até à Sobreposta (15 de junho) e até Fradelos (29). Já no mês de julho, apresenta-se na freguesia de Crespos no dia 13 e em Nogueira, no dia 27.
Regressa a Adaúfe a 21 de setembro e a Sequeira e Espinho a 12 e 26 de outubro, respetivamente; e irá terminar em Tebosa (2 de novembro), em Tadim e em Merelim S. Paio (7 e 14 de dezembro, respetivamente).
Os interessados deverão fazer a sua inscrição através do EventBrite.
O Descentrar é um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural, através de práticas artísticas transformadoras que aumentem a visibilidade de certos territórios.