O Município dos Arcos de Valdevez encontra-se a elaborar um estudo para reforçar a rede de transporte público, através da modalidade de transporte a pedido, a alguma zonas do concelho. O objetivo é melhorar a mobilidade entre as freguesias e a sede do concelho.
Adjudicado pelo valor de mais de 24.000 euros, o estudo intitulado “Elaboração de estudo para implementação de transporte flexível no concelho de Arcos de Valdevez” pretende estudar modelos de configuração e de otimização de percursos, incluindo a definição dos percursos diários, da localização das paragens e do número e capacidade dos veículos; desenvolver aplicações para uma melhor gestão dos pedidos e organização dos serviços e percursos; e avaliar económico-financeira os projetos, incluindo a definição das necessidades de financiamento para operacionalização do serviço.
Desta forma, o município acredita poder assegurar os serviços de mobilidade à população, diz em comunicado enviado às redações.
A pesquisa será financiada pelo FSPT (Fundo para o Serviço Público de Transportes), no âmbito do Aviso de abertura de candidatura de apoio à promoção do transporte público e capacitação das autoridades de transportes.