A Academia Metropolitana de Voluntariado, promovida pela Área Metropolitana do Porto no âmbito do Voluntariado Jovem, realizou a sua 3.ª edição entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro.
Jovens provenientes dos 17 municípios da Área Metropolitana participaram em diversas atividades, distribuídas por diferentes territórios e áreas de intervenção, com o objetivo de dinamizar o voluntariado jovem e (re)despertar para a importância do cuidado com o outro, para a consciência das necessidades e desafios da nossa sociedade, bem como para a urgência da ação.
A Pista Mágica foi a entidade parceira responsável pela dinamização de todo o processo, incluindo os momentos de capacitação.
Ao longo da semana, os jovens tiveram a oportunidade de “pôr as mãos na massa” em múltiplas experiências de voluntariado. Em Vila Nova de Gaia, Capital Nacional da Juventude 2025 e Capital Portuguesa do Voluntariado 2026, na tarde de 2 de setembro, os jovens visitaram o Parque Municipal da Lavandeira, onde desenvolveram várias atividades em colaboração com os voluntários jovens e seniores (+55 anos) da Estrutura Municipal de Voluntariado Inclusivo e Orientado – E(M)VIO. Esta iniciativa promoveu um rico convívio e interação intergeracional, reforçando as aprendizagens, os laços de solidariedade e as mais-valias de unir diferentes gerações em prol do voluntariado.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia