Esta manhã, cerca de 220 crianças (do pré-escolar e 1.ºciclo) da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, testemunharam a “libertação” de uma jovem águia de asa redonda, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com o Parque Municipal da Câmara Municipal de Gaia.
A autarquia mantém assim, como vem sendo habitual há mais de uma década, esta ligação ao ex-Parque Biológico de Gaia, e comemora desta forma, simbólica e tão significativa, o Dia do Animal (que se assinala a 4 de outubro).
Estas iniciativas de devolução de animais na natureza junto da comunidade, sobretudo a escolar, servem para sensibilizar para o respeito pela Natureza e no papel da comunidade numa situação em que se detete um animal ferido.
Os animais selvagens feridos, quando detetados pela população, deverão ser reportados ao SEPNA, da GNR, que os capturam e entregam no antigo Parque Biológico de Gaia que os tratam. Os que recuperam e têm capacidade de sobrevivência, na natureza, são devolvidos.
Neste caso concreto, a águia jovem não se estava a conseguir alimentar sozinha, pelo que esteve cerca de 2 meses no Parque Municipal da Câmara Municipal de Gaia a recuperar e aprender a alimentar-se autonomamente para ser libertada e poder sobreviver no meio.
O Buteo buteo, uma águia de asa redonda, que sobrevoou o recreio da Escola Comendador Ângelo Azevedo é uma das rapinas mais abundantes em Portugal. Por norma, a espécie tem uma mancha clara no peito em forma de meia-lua, contrastando com a tonalidade geral castanha escura e patas claras.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Munnicipal de Oliveira de Azeméis