O Hu’morde-me – Festival de Humor de Oliveira do Bairro está de regresso ao auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, para a sua 8.ª edição, que decorrerá entre 31 de outubro e 8 de novembro, com quatro espetáculos que prometem noites de grande qualidade e muitas gargalhadas.
Assumindo-se como um dos principais festivais de humor da região Centro, o Hu’morde-me 2025 apresenta um cartaz de luxo com António Raminhos, Luana do Bem, Jel, Joel Ricardo Santos, Jorge Serafim e Kino Cinco.
O festival arranca na quinta-feira, 31 de outubro, com Jel e Joel Ricardo Santos. Conhecido por ser um dos irreverentes Homens da Luta, Jel conquistou o público com personagens e sketches em programas como A Revolta dos Pastéis de Nata, Vai Tudo Abaixo e Gosto Disto, na RTP e na SIC. No palco, apresenta um espetáculo de stand-up comedy que combina storytelling divertido com observações sarcásticas e irónicas sobre o quotidiano.
A primeira parte da noite ficará a cargo de Joel Ricardo Santos, humorista que já passou pelos mais emblemáticos palcos do país, como Levanta-te e Ri, 5 Para a Meia-Noite, pi100pé, Festival MEO Marés Vivas e NOS Alive. Conhecido pela energia e ritmo alucinante das suas atuações, Joel tem vindo a afirmar-se como uma das vozes mais consistentes da comédia nacional.
Na sexta-feira, 1 de novembro, sobe ao palco Luana do Bem com o espetáculo Crente, o seu primeiro solo de stand-up comedy. Num registo entre o confessional e o absurdo, a humorista descreve aventuras, mentiras e dilemas existenciais, num espetáculo que, quem sabe, poderá ser o início de uma seita.
A 7 de novembro, Jorge Serafim regressa a Oliveira do Bairro com as suas histórias repletas de personagens caricatas e situações tão improváveis que “nem lembram ao diabo”. O humorista de Beja promete uma noite de riso genuíno e contagiante. Antes dele, o público será “aquecido” por Kino Cinco, nome artístico de Bruno Alves, humorista transmontano que tem conquistado as redes sociais e os palcos com o seu humor direto, espontâneo e sempre com um “trunfo na manga”.
O festival encerra a 8 de novembro com António Raminhos e o espetáculo Volto Já, no qual o humorista aborda, com o seu tom característico entre o absurdo e o existencial, o medo da morte e o significado de viver num mundo onde a finitude é inevitável. Com o seu humor negro e irónico, Raminhos partilha reflexões e histórias sobre funerais, tradições fúnebres e os absurdos que rodeiam as últimas horas de vida.
Os bilhetes para os espetáculos do Festival Hu’morde-me têm o preço único de 7,5 euros e podem ser adquiridos na receção do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, ou através do site da Ticketline, pesquisando pelo nome do evento. Todos os espetáculos têm início às 21h30.
Ao longo das suas edições anteriores, o Hu’morde-me – Festival de Humor de Oliveira do Bairro tem trazido ao concelho bairradino alguns dos maiores nomes da comédia portuguesa, como Bruno Nogueira, Herman José, Eduardo Madeira, Fernando Alvim, Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Salvador Martinha, Fernando Rocha, Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce), Pedro Teixeira da Mota, Diogo Batáguas, Bruno Aleixo, Francisco Menezes, Guilherme Duarte, Luís Franco-Bastos, Rouxinol Faduncho, Miguel 7Estacas, entre outros, consolidando o seu estatuto como um dos eventos de humor mais relevantes da região.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro