Os novos equipamentos, que podem conter entre uma e quatro placas, asseguram uma identificação mais clara das carreiras e destinos, permitindo aos passageiros aceder de forma simples e imediata às principais informações sobre a paragem e a rede.
Cada postalete inclui a identificação da rede de transportes (UNIR ou Mobiave), o zonamento Andante aplicável (de STR1 a STR9), o nome e código da paragem, e o número e destino das linhas que servem o local.
Esta sinalização é complementada por ferramentas digitais de informação em tempo real. A plataforma Q.Horas permite consultar as próximas partidas em cada paragem da UNIR. Já as plataformas digitais da Mobiave, quer seja a página web ou a aplicação móvel, disponibilizam informação em tempo real sobre a passagem dos autocarros.
Os serviços da Mobiave também já estão, tal como os da UNIR, integrados no Google Maps, possibilitando planear percursos e consultar horários de forma rápida e prática.
O investimento total na instalação dos postaletes é de cerca de 94 mil euros e insere-se na política municipal de promoção de uma mobilidade mais sustentável, acessível e eficiente.
A iniciativa decorre num momento de crescimento expressivo da rede intermunicipal Mobiave, que nos primeiros cinco meses de operação (de abril a setembro de 2025) transportou quase 300 mil passageiros em Santo Tirso. Em igual período, a operação da UNIR transportou cerca de 220 mil passageiros no concelho.
No total dos três munícios de operação, Santo Tirso, Famalicão e Trofa, a Mobiave ultrapassou recentemente o marco de um milhão de passageiros, consolidando a aposta numa mobilidade mais ecológica, integrada e próxima das populações.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Santo Tirso
