Atendendo ao grau de contaminação verificado nos resíduos verdes, bem como à pegada ecológica associada ao seu tratamento e aos respetivos custos, o Município de Oliveira de Azeméis vai proceder à reformulação do sistema de recolha destes resíduos, com entrada em vigor em janeiro de 2026.
A Câmara Municipal apela à colaboração de todos os munícipes, alertando para os resíduos aceites e não aceites neste circuito, de forma a promover uma gestão mais eficiente, sustentável e benéfica para o bem-estar, a saúde pública e a proteção do ambiente.
Será iniciada uma otimização da recolha dos resíduos verdes já em janeiro de 2026, com o objetivo de simplificar o processo e tornar o seu encaminhamento mais amigo do ambiente. Neste âmbito, os contentores de resíduos verdes (de cor cinzento-escuro) serão retirados da via pública, mantendo-se apenas os existentes nos cemitérios e, eventualmente, nos estaleiros das Juntas de Freguesia fechados.
Os munícipes poderão solicitar a recolha porta a porta dos resíduos verdes de origem doméstica, mediante pedido prévio. Para tal, deverão contactar a empresa EcoAmbiente, contacto telefónico 800 204 505, efetuando o pedido e indicando o tipo de resíduos a recolher.
É obrigatório o cumprimento das regras de acondicionamento e deposição dos resíduos à porta da habitação, de acordo com as orientações definidas. A quantidade máxima permitida por pedido é de 1 m3.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
