A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a reestruturar a política de transportes destinada aos cidadãos seniores do concelho, com a definição de novas regras de acesso, que serão anunciadas no próximo mês de fevereiro, contemplando apoios à mobilidade dos idosos e de todos os cidadãos.
“Estamos a reestruturar toda a política de transportes em Gaia, tendo como objetivo central apoiar quem mais precisa, mas com justiça social e responsabilidade financeira, mediante critérios justos”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Menezes.
A Câmara Municipal está a avaliar alternativas que permitam responder “de forma mais eficaz, justa e sustentável” às necessidades da população sénior e dos gaienses em geral.
Em 2024, o executivo socialista da Câmara de Gaia lançou o ViverGaia+65 sem regras específicas de acesso, o que implicou o agravamento das desigualdades sociais e um custo incomportável.
O programa agora reestruturado por este executivo municipal passa a beneficiar quem, de facto, precisa de apoios sociais.
A Câmara de Gaia está a renegociar com os Transportes Metropolitanos do Porto condições tarifárias que possam beneficiar toda a população gaiense.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
