• Seg. Jan 19th, 2026

Poeta portuense Inês Lourenço é a personalidade homenageada da Feira do Livro do Porto 2026

ByMItv

Jan 12, 2026

A Câmara Municipal do Porto vai homenagear a poeta portuense Inês Lourenço na Feira do Livro do Porto em 2026. Uma nova tília dos Jardins do Palácio de Cristal receberá o seu nome, em agosto deste ano, sendo os três primeiros dias da programação do certame especialmente dedicados à autora de “Ainda o lugar incerto da procura” e “Dois cimbalinos escaldados”, assim como a exposição contígua ao evento, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, e o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, visitaram hoje a autora, na Biblioteca Poética Eugénio de Andrade.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Duarte, assinala na sua decisão “o carácter portuense da obra e da autora, o seu profundo vínculo artístico e de cidadania ao Porto, e um notável legado literário, com uma produção de qualidade excecional, que merece o justo reconhecimento do público.” A Feira do Livro do Porto de 2026 terá lugar entre 21 de agosto e 6 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Jorge Sobrado, vereador da Cultura, justifica a proposta de seleção da poeta Inês Lourenço “na singularidade e consistência de uma obra poética ‘ardilosamente singela’, construída ao longo de mais de quatro décadas, e na sua relação umbilical com a cidade do Porto, enquanto espaço alegórico ou simbólico, narrativo e de vida. O Porto é casa e nuvem, raiz e voo, chegada e partida na poética de Inês”.

Autora de mais de uma dezena de livros de poesia e microficção, e da recente “Casa de Nuvem” (2025, edição Imprensa Nacional Casa da Moeda), onde reúne “Todos os Livros”, Inês Lourenço é, para Jorge Sobrado, “uma das vozes mais significativas da poesia portuguesa contemporânea, autora de uma poética culta, mas versátil, provocatória e satírica, reconhecida pela crítica da especialidade, e referência inspiradora de novas gerações de poetas. Este reconhecimento é, por isso, um ato de inteira justiça”.

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *