• Seg. Jan 19th, 2026

Mateus Mide distinguido com Medalha de Ouro de Mérito Municipal

ByMItv

Jan 18, 2026

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia distinguiu Mateus Souto Mide com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, na classe Desportivo, numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com apenas 17 anos, o médio do Futebol Clube do Porto destacou-se ao serviço da Seleção Nacional sub-17, ao sagrar-se Campeão do Mundo e ao conquistar o prémio de Melhor Jogador (MVP) do torneio, um feito que projetou o seu nome no panorama do futebol internacional e encheu de orgulho o concelho de onde é natural.

Durante a cerimónia, Mateus Mide agradeceu a distinção atribuída pela autarquia gaiense: “Quero começar por agradecer à Câmara Municipal de Gaia, na pessoa do seu presidente, por esta distinção que significa muito para mim e para a minha família. Receber esta medalha, sendo eu tão jovem, tem um significado muito especial e é resultado de muito trabalho, esforço e dedicação, tanto de minha parte como da minha família, namorada e amigos, que sempre me apoiam e me desejam o melhor.”

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, e reuniu diversas entidades institucionais e figuras de relevo do desporto. Entre os convidados estiveram Domingos Paciência, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, André Villas-Boas, Presidente do Futebol Clube do Porto, e José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto. Marcaram igualmente presença Vítor Baltazar Dias, Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, bem como o empresário Jorge Mendes.

Ao recordar o percurso recente, o jovem médio sublinhou a importância de 2025 na sua carreira: “2025 foi um ano marcante. Juntamente com os meus colegas de seleção, conquistámos a Europa e o Mundo, vencendo as duas competições mais importantes do futebol internacional no escalão de sub-17.” O jogador deixou ainda uma palavra ao clube que representa: “Não poderia não deixar uma palavra ao F. C. Porto, o clube do meu coração e ao serviço do qual fiz toda a minha formação, por me ter dado a oportunidade de me estrear a nível profissional e por me proporcionar as melhores condições de trabalho para continuar a evoluir.”

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *