No dia 22 de junho o Município formalizou a assinatura do Protocolo de Adesão à Rede
de Cidades e Vilas que Caminham, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do
Concelho.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Valério, do
Vice-Presidente José Luís Lima, das Vereadoras Elisa Ferraz de Oliveira e Mafalda
Moitas, do Presidente da Assembleia Municipal, José Bastos, da Presidente do Instituto
de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles, do Coordenador do projeto
Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro da Silva, bem como de
Presidentes de Juntas de Freguesia, colaboradores do Município e demais entidades.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, João Valério, sublinhou que
esta adesão reflete uma escolha por um modelo de desenvolvimento mais humano,
sustentável e centrado nas pessoas, reforçando a valorização do espaço público e a
aposta na melhoria efetiva da qualidade de vida dos munícipes.
Esta iniciativa visa devolver o espaço público às pessoas, promovendo a mobilidade
pedonal, a sustentabilidade e a descarbonização dos territórios. A Rede de Cidades e
Vilas que Caminham reúne, atualmente, cerca de 50 municípios portugueses e mais de
80 municípios espanhóis, constituindo uma plataforma de partilha de conhecimento,
boas práticas e soluções inovadoras para cidades e vilas mais acessíveis, seguras e
amigas das pessoas.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oliveira de Frades
