Uma harmonização da marca de vinhos Dona Paterna e a pastelaria Sabor do Céu
Se pensa que os ovos de chocolate da Páscoa são apenas para os mais pequenos, desengane-se: em Melgaço, existe agora um ovo de chocolate com leite, brigadeiro e aguardente Alvarinho Dona Paterna. É a mais recente novidade da marca de vinhos melgacense, numa parceria com a pastelaria Sabor do Céu. A aposta foi arriscada, mas o resultado compensa: um produto que combina sabor e tradição.
É certo que a aguardente é uma bebida espirituosa que não agrada a todos, mas harmonizada com chocolate é uma proposta irresistível, pelo menos o aspeto incita à prova. «Achamos que era altura de fazer novas experiências e de desafiar o caráter dos nossos produtos e, juntamente com a Sabor do Céu, decidimos experimentar criar um ovo de chocolate, um doce muito solicitado nesta altura da Páscoa, mas quase sempre associado aos mais novos. Este é para os adultos.», conta o produtor de alvarinho, Carlos Alberto Codesso.
A iguaria foi confecionada por Elisangela Castro que, sendo natural do Brasil, quis trazer para Melgaço uma tradição da sua terra natal, o ovo de Páscoa com chocolate, bem requintado e recheado. «No Brasil o ovo de chocolate é um dos grandes símbolos da celebração da Páscoa. Toda a gente oferece ovos de chocolate. A Dona Paterna desafiou-me a criar um doce com alvarinho e eu achei que seria excelente trazer esta tradição para cá.», refere Elisangela.
Dona Paterna Bagaceira, chocolate de leite, brigadeiro e muito amor e dedicação, são os ingredientes desta deliciosa iguaria. O produto está à venda na pastelaria de Elisangela Castro, Sabor do Céu, em Melgaço, e os interessados devem fazer encomenda (contactos: Rua Dr. Augusto César Esteves – Melgaço, tlf +351 934 352 915).
DONA PATERNA BAGACEIRA
A Dona Paterna Bagaceira é obtida, exclusivamente, dos bagaços de uvas da casta Alvarinho, que estão na origem dos vinhos alvarinho Dona Paterna.
Após um cuidadoso processo de destilação tradicional, seguida de uma retificação adequada à qualidade do produto final, é apresentado uma aguardente bagaceira com carácter, riqueza e complexidade da casta Alvarinho que lhe deu origem.
NOVA IDENTIDADE DA MARCA DONA PATERNA
A marca Dona Paterna apresenta agora um novo logótipo e uma nova identidade visual. O conceito surge pelo prazer de abrir uma garrafa de vinho alvarinho e o poder saborear com familiares e amigos em momentos de confraternização, de alegria e de amizade.
A aposta recai numa imagem renovada, moderna, leve, e forte, como forma de acompanhar e dar resposta às necessidades do público, mas também do setor, cada vez mais exigente e competitivo. O “brasão” que acompanhava a marca desde o nascimento, em 1990, «nunca será esquecido, porque é preciso honrar a história e a relação que foi criada com o nosso público ao longo destes cerca de 30 anos. Com a nova realidade comunicacional, os logótipos devem responder também aos novos formatos digitais.», refere o produtor, Carlos Alberto Codesso.
O novo conceito privilegia o foco na elegância, representada pela qualidade dos seus vinhos; na tradição histórica, recordando o mosteiro que deu origem ao nome; e o cuidado e requinte, que a marca tem no tratamento das uvas e em todo o processo que leva o vinho até a mesa do consumidor.
A nova imagem foi pensada com base na junção das letras “D” e “P”, as iniciais do nome Dona Paterna, resultando num monograma. A espiral em torno desse monograma simboliza o ato de abrir uma garrafa de vinho alvarinho, revelando e valorizando o movimento e a harmonia. «Transmite modernidade, mas mantém a nossa história e valores.», refere Carlos Alberto Codesso, contando que esta imagem teve ainda por base «a aposta em novos produtos, a médio-longo prazo».