• Dom. Abr 20th, 2025

Sensibilizar a comunidade escolar para o daltonismo

ByMItv

Jul 12, 2022

A Câmara Municipal promoveu, pelo terceiro ano, uma parceria com a ColorADD com o propósito de sensibilizar a comunidade para o daltonismo durante o ano letivo 2021-2022. O projeto ColorADD abrangeu 28 turmas do 4º ano das 27 escolas do 1.º ciclo do ensino básico (25 do ensino público e duas do ensino particular), entre os dias 19 a 22 de abril.

Os rastreios foram realizados a 405 alunos, sendo que 189 eram raparigas e 216 rapazes. Destes dados é importante realçar que nenhuma rapariga apresenta daltonismo ao contrário dos rapazes que indicaram uma percentagem de 3,7 que equivale a 8 crianças. Em relação à acuidade visual, o mesmo é dizer ver com clareza e nitidez, os dados apresentados foram que 41 raparigas e 45 rapazes apresentam dificuldades a este nível, o que representa uma percentagem de 21,7 e 20,8, respetivamente.

Os resultados foram apresentados na semana passada, pelo Dr. Miguel Neiva, fundador da ColorADD que do código de cores que permite aos daltónicos, através de símbolos, a identificação das cores. 

Este projeto é composto por quatro fases, que passam por uma ação de sensibilização que fala acerca do que é o daltonismo e que pretende alertar a comunidade escolar para a dificuldade que é viver num mundo em que grande parte da comunicação é feita através da cor.

“Ver e Sentir as Cores” que permite aos alunos, através de uns óculos, ver o “mundo pelos olhos das pessoal daltónicas”. Isto permitiu que as crianças convivessem e interagissem diretamente com a diferença.

Após estas ações, foi entregue aos participantes um Kit ColorADD, composto por material escolar, nomeadamente por uma mochila, um caderno e uma caixa de 12 lápis identificados com o código de cores. Por fim, foi enviado para as bibliotecas um ficheiro digital com o intuito das escolas trabalharem continuamente com esta linguagem e se tornassem espaços inclusivos.

Os rastreios para o daltonismo e acuidade visual contaram com a colaboração das óticas locais Almeida Oculista, Casa dos Óculos, Ergovisão, Óptica de Lousada e Ópticália.

Este projeto pretende proporcionar a prevenção da saúde visual e permitir desde cedo lidar com esta diferença. Mas, principalmente, desmistificar o daltonismo e tornar o mundo num lugar onde prevalece inclusão, através do uso do código de cores em o que o objetivo é apenas complementar a comunicação visual e melhorar a qualidade de vida das pessoas daltónicas.

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *