entidades para simulacro de grande escala
“Porto Hazmat 2022” condiciona trânsito na Avenida 25 de abril
No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto, a Câmara Municipal irá promover um exercício à escala real (LIVEX), que contará com a participação de vários Agentes de Proteção Civil, entidades e organismos de apoio e respetivos meios.
O “PORTO HAZMAT 22” é um exercício que visa testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto, que se encontra em fase de revisão, no sentido de alcançar um instrumento de planeamento de última geração em observância dos critérios em normas técnicas em vigor.
O exercício foi idealizado para um cenário de acidente no transporte terreste de mercadorias perigosas. No decurso deste exercício, irão ocorrer situações de emergência simulada que poderão motivar restrições à circulação de pessoas e viaturas. Solicita-se da parte da população a manutenção das rotinas diárias em situação de normalidade e a melhor compreensão para a absoluta necessidade de realizar esta ação, assim como o cumprimento das instruções que forem transmitidas pelas autoridades no local.
O simulacro terá lugar na Avenida 25 de Abril, na freguesia de Campanhã e, de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, será necessária a implementação de condicionamentos de trânsito e estacionamento. Assim, a partir do dia 28 de novembro, serão realizadas as seguintes alterações à mobilidade rodoviária:
Entre as 17 horas de segunda (dia 28) e as 15 horas de terça-feira (dia 29), condicionamento de estacionamento, conforme sinalização a estabelecer no local:
· Avenida 25 de Abril, arruamento norte, no troço compreendido entre a Rua Fernando Moreira da Silva e a Praça das Flores;
· Praça das Flores:
o arruamento nascente, em ambos os lados, em toda a sua extensão;
o arruamento norte, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de S. Roque da Lameira;
· Rua Prof. Ernesto Morais, em ambos os lados, em toda a sua extensão;
· Rua de S. Roque da Lameira, junto ao n.º 2279, numa extensão de aproximadamente 11m (2 lugares de estacionamento).
No dia 29 de novembro, terça-feira, entre as 6 e as 15 horas, condicionamento de trânsito com corte de via, conforme sinalização a estabelecer no local:
· Avenida 25 de Abril, arruamento norte, no troço compreendido entre a Rua Fernando Moreira da Silva e a Praça das Flores;
· Praça das Flores:
o arruamento nascente, em toda a sua extensão;
o arruamento norte, no troço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de S. Roque da Lameira;
· Rua Prof. Ernesto Morais, em toda a sua extensão.
No dia 29 de novembro, terça-feira, entre as 6 e as 15 horas, condicionamento de trânsito com estreitamento de via, conforme sinalização a estabelecer no local:
· Avenida 25 de Abril, arruamento sul, no troço compreendido entre a Praça das Flores e a interseção com a rotunda, numa extensão de aproximadamente 420m.
Fonte Gabinete de Comunicação do Município do Porto