O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Fernanda Ribeiro, assinam nesta terça-feira, dia 14 de dezembro, às 11h30, o contrato de depósito do acervo de Eugénio de Andrade. O local escolhido para a cerimónia é, precisamente, o espaço onde a vasta coleção será guardada e disponibilizada para consulta e trabalhos de investigação – a Casa dos Livros, sede do Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto (CECUP), no Campo Alegre.
A cedência do acervo de Eugénio de Andrade à Faculdade de Letras foi anunciada por Rui Moreira aquando da inauguração da Casa dos Livros, em abril de 2022. “A clarividência de colocar aqui neste belo palacete, a Casa Burmester agora rebatizada de Casa dos Livros, o acervo bibliográfico e os manuscritos pessoais de Eugénio de Andrade, representa um simbólico regresso do poeta à cidade, garantindo-se, assim, a salvaguarda de um riquíssimo espólio, cuja relevância cultural espelha a vida e obra de uma figura incontornável da nossa literatura”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto.
O processo de transferência de mais de 17 mil livros; 1.400 manuscritos, dactiloscritos, tiposcritos com anotações e desenhos; 7.400 cartas, telegramas, postais e fotografias – até aqui depositados na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), será agora iniciado, sendo que cada um dos documentos e objetos será classificado e indexado pela FLUP.
Eugénio de Andrade, pseudónimo do portuense José Fontinhas, apresenta uma extensa obra traduzida para mais de 20 línguas, tendo recebido diversos prémios e distinções, dos quais se destaca o prémio Camões em 2001.
A cedência do acervo de Eugénio de Andrade à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que estava, até então, à guarda do Município, foi aprovada por unanimidade do Executivo Municipal a 21 de março deste ano, tendo advindo de uma proposta apresentada por Rui Moreira.
Com este depósito, que se repercute no apoio de 20 mil euros por ano, durante três anos, à Casa dos Livros, garante-se o tratamento, estudo, promoção, divulgação e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital do poeta do Porto.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município do Porto