• Sáb. Abr 19th, 2025

Boletim Municipal resume “trabalho intenso e gratificante”

ByMItv

Dez 28, 2022

A nova edição do Boletim Municipal já começou a ser distribuída gratuitamente pelo concelho de Vila Nova de Famalicão. A publicação, a primeira de 2023, tem como principais temáticas o novo Centro Urbano, o projeto ‘Famalicão MadeIN’, que comemorou oito anos de existência, assim como, iniciativas municipais no âmbito da eficiência energética, defesa animal, habitação e educação, e um ‘Olhar com História’ sobre os painéis de azulejos da Fundação Cupertino de Miranda.

“É apenas uma súmula de um trabalho diário intenso e gratificante que desenvolvemos em prol de Famalicão”, como é possível ler-se no editorial assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Governar deve ser também um ato de partilha”, acrescenta o autarca, realçando que os conteúdos refletem “dinâmicas concretas para gente concreta”.

À semelhança das últimas edições, este boletim conta também com uma separata, desta vez, dedicada ao Museus de Famalicão. Um suplemento especial que dá a conhecer, de forma sucinta, as onze unidades museológicas e coleções visitáveis que compõem a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

Com uma tiragem de 25 mil exemplares, o Boletim Municipal está a ser distribuído por todo o território famalicense. Para além do formato físico, também é possível consultá-lo em formato digital em: https://issuu.com/municipiodefamalicao/docs/boletim_municipal_janeiro_2023 .

Serviço de recolha de resíduos domésticos no período do Ano Novo

Durante o período do Ano Novo, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, prestado atualmente pela empresa Blueotter Circular SA no concelho de Vila Nova de Famalicão, vai sofrer alterações nos circuitos habitualmente realizados ao fim de semana.

No dia 31 de dezembro, sábado, haverá recolha de resíduos sólidos urbanos nos circuitos diurnos. Os circuitos noturnos, a título excecional, serão efetuados durante a tarde, devendo, os munícipes servidos nestes trajetos, colocar os resíduos nos locais habituais até às 13h00.

Esta exceção não se aplica há recolha de resíduos sólidos urbanos nos circuitos noturnos da cidade. Neste caso, a recolha será efetuada excecionalmente no domingo, 1 de janeiro, no período da noite, devendo os cidadãos colocar os resíduos nos locais habituais entre as 20h00 e as 21h00.

Formação em Suporte Básico de Vida para mais de 500 colaboradores

O Município de Vila Nova de Famalicão está a promover, em articulação com as corporações de Bombeiros Voluntários do concelho (Famalicenses, de Famalicão e de Riba de Ave), ações de formação em Suporte Básico de Vida para 533 colaboradores da área da educação, que prestam serviço nas escolas do concelho.

A formação está a decorrer durante o período da pausa letiva, com o objetivo de capacitar o quadro de pessoal das escolas com conhecimento e competências para atuar em caso de situação de emergência, de forma a que ser possível atuar na fase do pré-socorro, isto é, o período que decorre entre o alerta e a chegada dos meios de socorro.

Estas ações de formação ensinam como agir em casos de emergência médica com manobras de reanimação, nomeadamente, que protocolos adotar e como atuar em casos de Paragem Respiratória, Paragem Cardiorrespiratória e Obstrução da Via Aérea.

Livro sobre a toponímia de Famalicão apresentado a 4 de janeiro

A obra ‘Famalicão através da sua Toponímia’, da autoria de João Afonso Machado e David Vieira de Castro, vai ser apresentada no próximo dia 4 de janeiro (quarta-feira), pelas 18h30, na Casa do Território do Parque da Devesa. 

Esta obra disponibiliza aos investigadores e aos interessados pela historiografia famalicense a compilação, numa única edição, do estudo sobre as diversas artérias famalicenses, sob a forma de um roteiro numa viagem por Famalicão.

Com investigação e textos da autoria de João Afonso Machado e ilustrações da autoria de David Vieira de Castro, o livro, editado pela Edições Húmus, conta com o apoio editorial do Município de Vila Nova de Famalicão, e vem juntar-se à coleção ‘Biblioteca Vila Nova de Famalicão: Memória e Identidade’, da alçada da autarquia, onde já faz parte a obra ‘Casas Nobres Famalicenses (ou o que delas resta)’, dos mesmos autores.

A obra vai estar à venda no dia da apresentação, 4 de janeiro, e poderá também ser adquirida, posteriormente, na Livraria Municipal, sita na Casa do Território.

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Vila Nova de Famalicão

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *