Evento vai decorrer de 18 e 21 de maio entre a Ribeira e a Alfândega do Porto e vai envolver mil militares na organização.
As celebrações do Dia da Marinha, que pela primeira vez este ano se realizam no Porto, reúnem mais de 30 atividades abertas ao público com o objetivo de promover a ligação dos portuenses ao mar.
Ao longo de quatro dias vai ser possível visitar navios, realizar batismos de mar, aproveitar para fazer escalada e mergulho, ver exposições, assistir a concertos, entre outras atrações.
Um dos pontos altos, na perspetiva de Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto na conferência de apresentação do programa, será a presença do Navio Escola Sagres no rio Douro, “que já não acontece há alguns anos” na cidade, aguardando também, o concerto improvável da Banda da Armada com Miguel Guedes, atual diretor do Coliseu do Porto Ageas, que subirão ao palco sexta-feira à noite pelas 21h30.
“Vamos ter cerca de mil militares envolvidos, mas esperamos ter dezenas de milhares de pessoas, portuenses e não só, também a participarem em muitas atividades”.
Rui Moreira, Presidente CM Porto
As atenções estarão também voltadas para o último dia, 21 de maio, dia em que decorrerá a cerimónia militar, que a partir das 12 horas, junta uma formação de 500 militares para um desfile na Rua Nova da Alfândega.
Muitas atividades ao ar livre e de entrada gratuita que podem ser consultadas no site oficial da Marinha Portuguesa.
De recordar que desde o dia 5 de maio que decorrem as celebrações deste dia especial para a Marinha, com o desenvolvimento de ações interativas no ArrábidaShopping e NorteShopping. Apesar do programa ter quatro dias, a data comemora-se a 20 de maio, sábado, em homenagem ao feito de Vasco da Gama, que a 20 de maio 1498, ligou pela primeira vez na história a Europa ao Oriente por via marítima, com a chegada a Calecute, na Índia.
