A circulação pedonal no tabuleiro inferior da Ponte Luiz I vai ser permitida na noite São João para se cumprir a tradição de unir as duas cidades na noite mais longa do ano.
A tradição voltou. Com as obras de requalificação do tabuleiro inferior da Ponte D. Luiz I concluídas, regressa este ano, não só a circulação pedonal, como também o fogo através do tabuleiro superior.
Os Municípios do Porto e Gaia acordaram que “no tabuleiro inferior não serão colocadas quaisquer estruturas de iluminação e fogo, de forma a facilitar a abertura e circulação de pessoas antes e depois do espetáculo pirotécnico. Desse entendimento, resulta ainda a decisão de haver fogo de artifício apenas do tabuleiro superior da ponte.”
Apesar da decisão das duas cidades, haverá alguns condicionamentos no que toca à circulação, nos seguintes dias:
– No dia 22 de junho, quinta-feira, a partir das 14h00, haverá condicionamento do passeio poente do tabuleiro superior. Já no tabuleiro inferior não haverá condicionamentos, podendo a circulação manter-se de acordo com as regras estabelecidas desde a reabertura da ponte.
– No dia 23 junho, mantém-se o condicionamento do passeio poente do tabuleiro superior durante o dia. A ponte encerra à circulação pedonal a partir das 23h00 e até à 01h30 do dia 24, em ambos os tabuleiros.
– A circulação do metro, no tabuleiro superior, far-se-á até às 23h30, com reabertura às 03h00 do dia 24 (durante este período, a Metro do Porto manterá a circulação de composições até e a partir da estação de S. Bento; e até e a partir da estação de General Torres, em Gaia). A partir das 22h30, o metro já não circulará entre as estações de General Torres e Jardim do Morro.
De ressalvar que estes horários poderão sofrer alterações de acordo com indicações das forças de segurança, diz o comunicado enviado às redações.
A cidade de Vila Nova de Gaia terá ainda alguns condicionamentos nos arruamentos de Cais do Cavaco/Avenida Mestre José Rodrigues, Rua Rei Ramiro, Rua General Torres, Rua do Choupelo e Rua Dr. António Granjo, a partir das 18h00 de sexta-feira.
Como é habitual em anos anteriores, tanto a SCTP como a Metro do Porto vão reforçar a operação durante a noite mais longa do ano.
