O evento bianual começou na quarta-feira, no Parque Urbano de Ermesinde e prolonga-se até 10 de Setembro. Este ano a iniciativa alia-se também à Expocidades.
Entre os dias 6 e 10 de Setembro, no Parque Urbano de Ermesinde, estará presente a Expoval – Mostra do Concelho de Valongo que se apresenta como um espaço de excelência direcionado para a promoção dos valores endógenos do concelho de Valongo à escala local, regional, nacional e internacional.
Nesta 15ª edição, esta grande mostra, sob o tema: “Valongo, Serras do Porto”, pretende promover um novo conceito de empreendedorismo e de afirmação territorial, funcionando como motor de desenvolvimento integrado e sustentável, através da divulgação dos ativos económicos e identitários, em domínios como a cultura, o património, o turismo e o ambiente.
“Esta edição da Expoval surge com um novo conceito e terá como tema central «Valongo, Serras do Porto». Vamos ter muitos surpresas, destacando-se uma inovadora mostra com 22 empresas exportadoras de dimensão internacional, que vai surpreender inclusive quem vive no concelho. No fundo, esta grande mostra é um pretexto para dar a conhecer o que temos de bom e o que fazemos de diferente no nosso território”, considera José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, frisando que “esta é também uma iniciativa com enfoque na promoção da sustentabilidade ambiental, bem como no combate à solidão e ao isolamento social”.
Para além dos stands terem ficado, desta vez, de lado a grande novidade é que em simultâneo decorre a Mostra de Turismo das Cidades e Entidades do Eixo Atlântico – Expocidades, um evento que, desde 2013, promove o turismo de proximidade dos territórios do Eixo Atlântico, aproximando a Galiza e o Norte de Portugal. Este ano, como novidade, a mostra de turismo realiza-se também em paralelo com a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, um evento que se organiza há uma década, em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal. Durante os 5 dias, os visitantes poderão degustar os produtos gastronómicos e conhecer as tradições das cidades e entidades do Eixo Atlântico.
Segundo o Município Valonguense “pretende-se que da simbiose destes dois eventos resulte como um espaço de encontro, de partilha de informação, de experiências, de debate de ideias e de divulgação cultural.”
Haverá ainda concertos todas as noites, com destaque para T-Rex, GNR e a presença do programa “Somos Portugal” da TVI, no domingo.
