Em causa está o agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada desta segunda-feira.
«Por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, irá ser interrompida a partir das 21h de hoje, dia 16.» Assim começa o comunicado da Câmara do Porto, enviado esta tarde às redações.
Segundo as previsões o mau tempo agrava-se a partir da madrugada desta segunda-feira e poderá prolongar-se até ao final da semana, nomeadamente, com “precipitação forte, vento forte e agitação marítima”.
Do mesmo modo, e pelos mesmos motivos, a circulação automóvel e pedonal na Avenida Gustavo Eiffel será também interrompida, mas a partir das 23h de hoje.
O trânsito será restabelecido logo que estejam reunidas condições de segurança, sendo efetuada uma reavaliação da situação durante o dia 18 de outubro, quarta-feira.
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontram-se previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, durante o dia de amanhã, 17 de outubro – Avisos Amarelo e Laranja. Os períodos mais críticos, que correspondem à duração dos avisos laranja, encontram-se previstos entre 15h de dia 17 (terça-feira) e as 00h de dia 18 de outubro (quarta-feira).
Relativamente ao vento forte, este será do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas e encontra-se previsto entre as 00h e as 18h de amanhã, terça-feira, dia 17 de outubro – Aviso amarelo.
Quanto à agitação marítima, o Porto estará sob aviso amarelo, com ondas de oes-sudoeste com 4 a 5 metros, entre 03h e as 06h de dia 17, terça-feira, passando a aviso laranja, com ondas de oes-sudoeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros, até às 21h, altura em que passará novamente para o nível amarelo. Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar.
Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente.
Para além do Porto, existem mais 13 distritos sob aviso amarelo para esta terça-feira.
