• Seg. Jun 23rd, 2025

Onda Bienal de Gaia regressa em 2024

ByMItv

Dez 14, 2023

Programação dedicada aos 50 anos do 25 de abril.

No passado dia, 13 de dezembro, os Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural apresentaram na Casa-Museu Teixeira Lopes a programação da Onda Bienal 2024. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, várias exposições e iniciativas serão dedicadas à “Revolução dos Cravos”, impactando a comunidade artística, académica, escolar e social em Vila Nova de Gaia, Espanha e Brasil.

Depois de a 5.ª edição da Bienal Internacional de Arte Gaia ter destacado, em 2023, o continente africano como geografia convidada para a aproximação a outras realidades artísticas, 2024 dá palco ao Brasil num intercâmbio de exposições coletivas de artes plásticas entre Mato Grosso do Sul e Vila Nova de Gaia.

Os Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural apostam na Onda Bienal nos anos intercalares da Bienal Internacional de Arte como projeto de dinamização que envolve centenas de artistas em várias cidades do país e no estrangeiro. Reforçando o objetivo de afirmar Gaia como “Cidade das Artes”, a programação integra iniciativas dirigidas ao Município de Vila Nova de Gaia, mas projetadas também noutras localizações. 

“A Onda Bienal garante uma dinâmica de exposições individuais e coletivas em vários locais ao longo dos anos em que não se realiza a Bienal. Não podemos limitar-nos a apresentar trabalhos a cada dois anos, mas devemos chamar o público e os artistas a descobrir novas expressões criativas e a conhecer a arte de outros países através dos intercâmbios que realizamos”, destacou Agostinho Santos, Diretor da Bienal Internacional de Arte Gaia.

A Onda Bienal arrancará, a 21 de março, com a exposição intitulada «Isidoro nunca Visto», na Biblioteca Municipal de Gaia. “Este é o dia em que Jaime Isidoro faria 100 anos. Vamos homenagear o centenário do nascimento de Jaime Isidoro, um grande nome da arte e divulgador da arte. Vamos mostrar obras inéditas. Vai ser uma exposição intimista e que vai mostrar o lado humanista do Isidoro”, declarou Agostinho Santos. A partir desse dia, as ruas do concelho vão ser ‘invadidas’ por cartazes e autocolantes, meios de comunicação usados na altura da Revolução do 25 de abril.

Haverá espaço para outras exposições, nomeadamente: «Liberdade», que vai estar em exibição na Galeria de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Brasil; «O meio ambiente», no âmbito do intercâmbio com o Brasil, a ser apresentada em maio em Vila Nova de Gaia; «50 anos do 25 de abril» vai abordar a liberdade e os 50 anos do 25 de abril e vai tentar mostrar um diálogo especial entre os artistas que nasceram no pós-25 de abril de 1974 e os artistas que viveram durante a ditadura em Portugal; «25 de abril/ 25 artistas», integrada no Plano Nacional das Artes; «Coletiva em Ferrol» integrará 60 artistas de Portugal, mas também das Astúrias e da Galiza (Espanha) e vai estar patente no Museu da Construção Naval de Ferrol, na Galiza, entre julho e agosto; entre outras.

A Onda Bienal, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, irá terminar, em dezembro, com a «Venda de Natal», uma exposição coletiva de artes plásticas.

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *