• Sáb. Abr 19th, 2025

População estrangeira a residir em Gaia triplicou nos últimos dez anos

ByMItv

Dez 15, 2023

Segundo o SEF, entre 2012 e 2022, o número passou de 4.106 para 12.372.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Vila Nova de Gaia, entre 2012 e 2022, o número de pessoas estrangeiras com estatuto legal de residente triplicou, passando de 4.106 para 12.372, respetivamente. Destaca-se também um período de estabilização, entre 2012 e 2016, e um outro momento de forte crescimento, a partir de 2016, sendo que, mesmo durante a crise pandémica de covid-19, a tendência de aumento manteve-se, ainda que menos acentuado. Mais detalhadamente, destacam-se duas uniões de freguesia: Mafamude e Vilar do Paraíso (mais 1.609 cidadãos) e Santa Marinha e São Pedro da Afurada (mais 1.081 cidadãos). Apesar de a nível nacional também se ter observado uma evolução positiva, a taxa de crescimento foi mais expressiva em Vila Nova de Gaia (201%) face ao total nacional (88%), o que reflete o aumento da atratividade do concelho como destino de imigração. Estas e outras conclusões podem ser consultadas na última newsletter realizada pelo Observatório Social de Gaia, uma estrutura criada em 2019 com o objetivo de aprofundar, de forma cientificamente autónoma e independente, o conhecimento sobre o tecido demográfico, económico e sociocultural do concelho, com vista a informar a intervenção autárquica e as políticas públicas. 

O impacto positivo da população estrangeira na demografia local expressa-se, ainda, ao nível da natalidade, uma vez que se entre os residentes de nacionalidade portuguesa os nascimentos estão a diminuir, o inverso verifica-se entre a população estrangeira. Deste modo, também por via dos nascimentos a entrada de estrangeiros tem contribuído para uma maior sustentabilidade demográfica do concelho. 

“Os dados apresentados podem contribuir para combater os estereótipos e preconceitos acerca da população estrangeira, ao evidenciar que se trata de um grupo de pessoas sobretudo em idade ativa e empregada, contribuindo efetivamente para o crescimento económico local e nacional (…) é inequívoco que se trata de um grupo heterogéneo, diferenciando-se nas mais diversas dimensões analisadas, o que sugere diferentes trajetórias, experiências e vivências da imigração”, pode ler-se nas conclusões deste estudo agora divulgado.

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *