As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso vão arrancar no próximo mês de abril, com um investimento municipal de 1,46 milhão de euros. O projeto visa ordenar o estacionamento naquele espaço, que passará a ter 502 lugares gratuitos e, simultaneamente, melhorar as condições de funcionamento da feira semanal.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “a requalificação do recinto da feira de Santo Tirso é a concretização de mais um compromisso político para o corrente mandato e dá resposta a uma reivindicação antiga dos feirantes e dos munícipes”.
Integrado no plano geral de reabilitação urbana da cidade, o projeto envolve a repavimentação de todo o recinto da feira e a transformação do local num espaço multiusos, com condições para a realização de eventos ao ar livre.
Simultaneamente, visa promover a fluidez do espaço, designadamente através da retirada do muro que circunda todo o recinto, e a eliminação de barreiras arquitetónicas.
“Um dos aspetos mais importantes desta requalificação é o ordenamento do parque de estacionamento, que irá passar a dispor de 502 lugares gratuitos, aumentando assim a sua capacidade e estimulando o uso mais frequente de outros meios de transporte na restante área da cidade”, explica Alberto Costa.
Em dias de feira, a capacidade de estacionamento será reduzida significativamente, mas ainda assim continuará a existir uma área do parque disponível.
No total, a intervenção vai envolver uma área superior a 22 mil metros quadrados, em pleno centro de Santo Tirso. O objetivo da Câmara Municipal, porém, é que o trânsito nas ruas circundantes ao recinto da feira não seja cortado, exceto em momentos pontuais relacionados com a empreitada de saneamento que ali irá decorrer, aproveitando as obras em curso. Uma forma de evitar constrangimentos para a circulação automóvel naquela zona central da cidade e, também, para os estabelecimentos comerciais existentes.
Para minimizar os impactos, sublinha Alberto Costa, “a Câmara Municipal estabeleceu, ao longo dos últimos meses, um diálogo e partilha de informação muito francos com as duas associações de feirantes mais representativas, a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), a junta da União de Freguesias e os condomínios dos prédios da zona do Parque de Geão, onde passará a realizar-se a feira durante o período de obra”.
A empreitada vai durar 1 ano e a Feira Semanal Provisória vai decorrer em Geão.