O Município do Porto, através da Domus Social, lançou, na passada sexta-feira, o concurso público para a contratação da empreitada que vai permitir a construção de 48 habitações nas Eirinhas. Todas as casas terão como destino o arrendamento apoiado e prevê-se que a obra, orçamentada em 7,2 milhões de euros, possa iniciar já no final do primeiro semestre.
A empreitada de “Construção dos Edifícios de Habitação a Custos Controlados nas Eirinhas”, freguesia do Bonfim, contempla a edificação de quatro edifícios autónomos compostos pelo mesmo número de fogos, mas que incluem tipologias de habitação diferentes. No total, serão contruídas trinta habitações T1, doze T2 e seis T3.
O projeto, assinado pelo arquiteto José Gigante, prevê a instalação de elevadores nos quatros edifícios, garantindo, assim, que todos os fogos sejam totalmente acessíveis.
A acessibilidade no parque de habitação municipal é uma prioridade transversal a todos os projetos de construção e de reabilitação geridos pela Domus Social, tendo em conta a percentagem de população idosa e o número de pessoas com mobilidade reduzida.
Além de reforçar a oferta do parque do Município com mais 48 casas, a construção de edifícios de habitação nas Eirinhas vem promover a renovação e transformação desta zona da cidade, como a recente conclusão da obra gerida pela GO Porto.
Redatora: Carolina Pereira