• Qui. Jun 12th, 2025

Projeto “Porto Solar” leva energia renovável a 29 edifícios municipais

ByMItv

Abr 23, 2024

Com um investimento total de 722 mil euros, “Porto Solar” proporciona, em média, 30% do consumo de energia renovável descentralizada em 29 edifícios municipais. Cerca de 2300 painéis fotovolcaicos foram instalados para produzirem energia elétrica a partir da luz solar.

Criada em 2022, esta iniciativa tem como objetivo promover a instalação de painéis fotovolcaicos em infraestruturas do Município do Porto. As escolas básicas são as principais infraestruturas abrangidas pelo programa que envolve ainda os edifícios da Polícia Municipal, do Regimento de Sapadores Bombeiros, das Oficinas do Carvalhido e do Viveiro Municipal. A área total coberta ultrapassa 5.200 metros.

A empresa municipal responsável pela contratação e gestão da instalação dos 2327 painéis foi a Domus Social. A Agência de Energia do Porto desenvolveu os estudos de potencial fotovoltaico e de viabilidade técnica e financeira e ficará agora responsável pela análise dos indicadores de produção.

Segundo a agência, será possível, numa primeira fase, reduzir cerca de 30% a dependência da rede elétrica através do autoconsumo individual. A médio prazo, este valor poderá aumentar após a implementação de autoconsumos coletivos, envolvendo outras instalações municipais.

A Águas e Energia do Porto ficará responsável por todas as instalações com vista à gestão dos respetivos contratos e pelo acompanhamento das manutenções preventivas, que garantem o normal funcionamento das infraestruturas, e a análise das produções mensais e dos consumos das várias UPACs através do sistema de monitorização instalado. Desde 2021, a empresa é responsável pela gestão e monitorização das infraestruturas energéticas do Município do Porto, como o projeto de ilumiação pública que tem quase 23 mil luminárias LED instaladas na cidade.

Gamificação para a sensibilização

O Município do Porto, em conjunto com a Agência da Energia, vai promover uma ação de gamificação junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo projeto “Porto Solar”, de forma a possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis e sensibilar sobre o tema da sustentabilidade.

Serão colocados ecrãs à entrada de cada escola que mostram, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia na respetiva instituição de ensino. Será possível comparar consumos entre escolas promovendo competições amigáveis que incentivem comportamentos mais sustentáveis.

Redatora: Carolina Pereira

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *