A iniciativa ACELERA-TE recebeu cerca de nove ideias de negócio, propostas pelos 13 participantes, nas áreas do turismo pedestre, costura criativa, comercialização de EPI e EPC, serviços criativos (design gráfico), massagem e terapias alternativas e da aplicação Fitconnect (a ideia que transitou do concurso Fábrica de Ideias).
Andrea Silva é a autora da ideia vencedora – uma marca de roupa e de acessórios feitos a partir de técnicas de patchwork, onde o objetivo é desenvolver criações que promovem a reutilização e a reciclagem de têxteis.
“Há 10 anos descobri o mundo da costura e comecei por fazer peças básicas de costura criativa e patchwork, que aos poucos se foram tornando mais desafiantes e foi assim que surgiu a ideia de negócio“, contou a criadora.
Acredita que o seu espírito empreendedor e solidário foi determinante para vencer e explica que “conciliar os conceitos de costura criativa, patchwork e upcycling permite-me criar peças únicas e personalizadas e promover a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a redução do desperdício têxtil”.
A menção honrosa foi atribuída a um estúdio de design gráfico da autoria de Inês Gomes.
O bootcamp foi promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e pela Casa dos Choupos/ALPE, que referem em comunicado enviado às redações continuar a investir na capacitação social e no apoio ao empreendedorismo de modo a superar os desafios atuais e futuros.
ACELERA-TE é um projeto que integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.