• Dom. Abr 20th, 2025

Braga é Capital Mundial das Cidades Criativas até 05 de julho

ByMItv

Jul 1, 2024 #Arte, #Braga, #cultura
Cidades Criativas da Unesco"Bringing youth to the table for the next decade" será o tema da XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da Unesco (Fonte: Município de Braga)

A cidade de Braga recebe, até ao dia 05 de julho, a XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da Unesco, que trará à cidade cerca de 350 delegações de mais de 100 países.

Durante esses dias, a cidade irá assumir-se como a Capital Mundial das Cidades Criativas “numa iniciativa que será fundamental para moldar o futuro da Rede e para reforçar o papel transformador da cultura e da criatividade no desenvolvimento urbano sustentável”, adianta a autarquia em comunicado.

Um dos momentos-chave será a aprovação do “Manifesto de Braga das Cidades Criativas da UNESCO: Um Objetivo Cultural para o Desenvolvimento Sustentável” – um documento que se baseia nas prioridades delineadas na Declaração MONDIACULT 2022 (declaração dos Ministros da Cultura dos Estados Membros da UNESCO) e que defende a cultura como um objetivo autónomo na agenda internacional de desenvolvimento pós-2030.

Acreditamos que esta será, sem dúvida, uma das conferências da Rede da UNESCO mais representativas de sempre. É uma oportunidade única para discutirmos o futuro dos territórios, traçarmos rumos para a construção de uma ação com base na declaração de 2022 e abordarmos as linhas mestras do papel primordial da Juventude nos próximos anos“, assegura Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Sob o tema “Bringing youth to the table for the next decade“, a conferência irá realizar-se de modo presencial. A juventude estará no centro da discussão e o objetivo este ano é inspirar os participantes a desenvolverem e a partilharem estratégias e políticas urbanas abrangentes que defendam uma maior representação e envolvimento de jovens artistas e profissionais na cultura.

O evento decorre no Fórum Braga e irá receber Ernesto Ottone R., diretor geral para a Cultura da UNESCO, Denise Bax, secretária da Rede das Cidades Criativas, Andre Sobczak, secretário-geral das Eurocidades, e Dalila Rodrigues, ministra da Cultura.

As reuniões na Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO não são públicas, mas foi pensado um programa alargado de atividades culturais, intitulado Be Creative Ágora, com acesso totalmente livre à população.

Durante estes dias, a iniciativa irá também animar vários espaços públicos e culturais da cidade, nomeadamente o Mercado municipal (com exposições e visionamento de filmes das cidades criativas), a Casa Rolão (com a mostra de objetos têxteis das cidades portuguesas), o jardim do Museu Nogueira da Silva, o Theatro Circo (com uma exposição de projetos das Media Arts) e o Gnration.

Também uma biblioteca itinerante para a infância passará por diversos locais da cidade de Braga, com performances deambulatórias do coletivo de malabaristas da companhia RADAR 360º.

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *