“A estratégia para a mobilidade na cidade e no concelho de Barcelos assenta em três eixos fundamentais: transportes públicos; modos de mobilidade suave e amigos do ambiente; e estacionamento público e tem como objetivo conjugar e compatibilizar estes eixos de forma a melhorar significativamente a mobilidade no território”. Esta é a síntese apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, no decorrer da sessão pública de apresentação da Estratégia de Mobilidade Integrada do Concelho de Barcelos, que se realizou no Auditório da Biblioteca Municipal e contou com o contributo de diversos especialistas na matéria.
Mário Constantino Lopes aproveitou a ocasião para afirmar que a aposta nos Transportes Públicos é uma aposta ganha, pois devido ao aumento da oferta de linhas e autocarros e à diminuição do preço dos passes implementada pelo seu Executivo, verificou-se um aumento exponencial de passageiros, dados que foram confirmados por José Portelada, Diretor de Operações da TRANSDEV, que traçou o panorama da operação TUBA Transportes.
Com uma frota de 68 viaturas e 69 motoristas só este ano, de janeiro a julho, já foram validadas 866.000 mil viagens, sendo a previsão de 1 milhão até ao final de 2024.
Antes, já o especialista em mobilidade, Batista da Costa, CEO da Sextante Motriz, tinha referido que a estratégia de mobilidade integrada que Barcelos está a implementar poderá contribuir ainda mais para o aumento do uso do Transporte Público, e potenciará, como complemento, o uso citadino da bicicleta.
É interessante verificar, segundo dados fornecidos por este especialista, que Barcelos tem predisposição para o uso de bicicleta, no desporto e lazer, pois 57% dos barcelenses têm uma bicicleta em casa.
Barcelos passa a ter sistema de bicicletas partilhadas
E é aqui que entra o projeto Tubabike – sistema de partilha de bicicletas, que a partir de amanhã colocará à disposição 200 bicicletas em 40 pontos de partilha, oferecendo uso gratuito até ao final do mês e depois passes que vão dos 5 euros mensais aos 30 euros anuais.
Este sistema e a sua operacionalização foi apresentado por Louis Salamay, Diretor-Geral Adjunto da TRANSDEV Portugal, que considerou que “este será um momento histórico para Barcelos”, que a partir de amanhã, “vai ser referência internacional”, pois sendo uma cidade de média dimensão, terá um sistema “equiparado a Barcelona, Estrasburgo e Berlim”, um sistema que permite que “no centro da cidade, 80% da população esteja, no máximo, a 4 minutos de distância de uma estação de bicicletas”.
Estando criados as infraestruturas e os equipamentos, a Câmara de Barcelos deseja que os mesmos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível. Para que isso aconteça, vai ser implementado um plano de informação e promoção do uso de bicicletas, tendo Luísa Carvalho, da empresa RAZÃO, enumerado todas as ações previstas realizar ao longo de um período de um ano.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Barcelos