No passado fim-de-semana, 28 e 29 de setembro, a Aldeia Vinhateira de Provesende recebeu mais uma edição da Feira do Vinho e do Azeite. A celebração dos dois produtos mais importantes da região, o vinho e o azeite, atraiu centenas de visitantes.
Esta Feira, que já é uma marca do concelho de Sabrosa e da região duriense, acontece anualmente e é uma mostra dos melhores vinhos e azeites que se produzem no Douro. O primeiro dia do evento iniciou com um passeio pedestre pelos Vinhedos do Douro, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Provesende, onde participaram dezenas de militares da GNR, no âmbito das Comemorações do 15.º aniversário do Comando Territorial de Vila Real da GNR. A tarde iniciou com a arruada pelos Bombos do Castedo seguindo-se a abertura oficial do evento pelo Presidente da Junta de Freguesia de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro, Carlos Madureira, e pela Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa.
Na cerimónia oficial, o Presidente da Junta, Carlos Madureira, deu as boas vindas a todos os presentes, salientando que “este é um evento onde se celebra o vinho e o azeite, produtos de excelência, importando celebrar todos aqueles que nos permitem deliciar a cada prova”, terminando a sua intervenção por desejar que todos sintam que valeu a pena estar em Provesende mais um ano, neste evento que “dá vida a uma das aldeias mais singulares do território” agradecendo a todos pela presença na 15.ª edição.
A Presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, parabenizou todos os envolvidos na organização do evento, aproveitando para prestar a sua homenagem a todos os agricultores do concelho de Sabrosa. Salientou ainda que “aqui em Sabrosa, sabemos bem que são os pequenos e médios viticultores que asseguram a sustentabilidade do território e, ao nível do Poder Local, esforçamo-nos diariamente para assegurar as melhores condições de vida possíveis às nossas populações, agricultores incluídos, com a sustentabilidade ambiental, social e económica, a educação, saúde, mobilidade, habitação, emprego, comunicações, desenvolvimento turístico, económico, entre outras medidas já aplicadas.” Durante o seu discurso visou a grave crise que o Douro enfrenta referindo que “os agricultores estão confrontados, com muitos e difíceis problemas e só a união de todos, poder político incluído, pode alterar o rumo da situação”. Terminou desejando o maior sucesso para as lutas que terão de enfrentar, e que este “seja um evento onde celebramos o trabalho duríssimo e admiravelmente resiliente de todos”.
A música tradicional, com a atuação de Concertinas Show, a animação de rua com Georges Canário, o grupo de percussão Batucada no Cobre, a animação com Feel The Steel Brass Band, e o sunset com o Dj Nevven, encerraram a tarde do primeiro dia da feira, que continuou pela noite fora com a encenação da peça “Filoxera” e “Contos D´Oiro ContaDouros” pela Filandorra – Teatro do Nordeste, a Queimada e Esconjuro, o espetáculo musical com Diapasão, e, posteriormente, o Dj MadJ.
O segundo dia desta edição iniciou com a missa da bênção do mosto com a presença de algumas confrarias, e da AVENTUNA – Tuna Feminina da ESTG, seguindo-se posteriormente o brinde à Região Demarcada do Douro e aos seus viticultores. Da parte da tarde, a animação continuou com os Bombos da Lage, a atuação da Tuna, um Showcooking, a encenação da peça “A vindima” pelo grupo de teatro de Provesende, o Rancho de Sanfins do Douro, as concertinas Diatónicos e com a atuação do grupo Sons do Douro, que fecharam esta edição.
A 15.ª edição contou com um programa recheado de muita animação e muitas tasquinhas, onde não faltaram os produtos regionais e a gastronomia típica aliada às provas de vinho e azeite.
O evento foi organizado pela Junta de Freguesia de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro, pelo município de Sabrosa, e a Associação Sabrosa Douro XXI.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Sabrosa