As ‘Tradições dos Nossos Avós’ é uma das iniciativas típicas da Rota das Colheitas, que mobiliza a comunidade de Cervães para uma série de atividades que juntam pessoas de diferentes idades na transmissão e valorização dos saberes das gerações mais velhas.
Na 7ª edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’, o maior destaque vai para o ciclo do pão de milho, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento. O evento vai decorrer de sábado a segunda-feira, no Centro Social e Paroquial de Cervães.
O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, com a abertura da exposição de meios de comunicação dos anos 60 do sec. XX, uma iniciativa que conta com o apoio do Centro Escolar de Cervães e pela Associação de Pais. A exposição estará aberta ao público durante os restantes dias do evento, a partir das 10h.
No domingo, 13 de outubro, às 9h30, realiza-se uma caminhada solidária no âmbito do Outubro Rosa. Durante a tarde de domingo haverá a preparação e cozedura das broas de milho em forno de lenha, confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional, num momento que será acompanhado pelo Grupo Folclórico de Cervães.
A iniciativa encerra na segunda-feira, com a visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.
O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Educativo e o Centro Social e Paroquial de Cervães. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, do Rancho Folclórico de Cervães, Associação Cervães Ativo, a comissão de Festas do Divino Salvador de Cervães e Corpo Nacional de Escutas, de associações locais e da comunidade. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Verde