Neste ano de 2025, Vinhais celebra 45 edições da Feira do Fumeiro, que é não só a mais antiga do género, mas também a melhor.
Decorria o ano de 1981, quando a 9 de fevereiro se realizou a primeira Feira do Fumeiro, que apesar da sua pequena dimensão, desde cedo se percebeu o seu verdadeiro potencial e que o seu crescimento seria uma questão de tempo, e assim foi.
Hoje, passados 45 anos, o certame conta uma história de sucesso e de grandes conquistas, sendo ponto de visita obrigatório para todos os apreciadores dos melhores saberes e sabores transmontanos.
Vinhais, é conhecida como Capital do Fumeiro, nome que simboliza o que de melhor tem, um fumeiro de excelência. Assim, de 6 a 9 de fevereiro, a Capital do Fumeiro volta a receber todos aqueles que nos querem visitar e degustar os produtos maravilhosos do nosso concelho, um fim-de-semana em que todos os caminhos vêm dar à Sintra Transmontana.
É um evento que gera um volume de negócio superior a 6 milhões de euros. São números incríveis, que dinamizam a economia local e regional, contando anualmente mais de 80 mil visitantes.
A Câmara Municipal de Vinhais emprega neste evento muito trabalho, dedicação e empenho, que resultam na
incomparável Feira do Fumeiro de Vinhais a que se junta um orçamento que aumenta de ano para ano, para que possa acompanhar o crescimento exponencial deste que é o maior evento de gastronomia da região e um dos maiores do país. Organizada desde o início pela autarquia, e desde 1995 com o apoio imprescindível da ANCSUB, este evento é o culminar do trabalho de várias pessoas que funcionam como um todo, pois só assim é possível traçar a meta do sucesso, como tem sido todos estes anos.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vinhais