Na manhã do dia 24 de janeiro, os alunos do 2.º ano da Escola Básica Marques dos Santos trocaram os cadernos pelas mãos na terra. A atividade especial do dia foi o plantio de suculentas na floreira vertical da escola, transformando o espaço num pequeno jardim vivo.
A jardinagem na escola não é apenas uma atividade divertida – é também uma excelente oportunidade para aprender. Para além de ajudarem a embelezar a escola, as crianças desenvolvem a coordenação motora, aprendem a importância da responsabilidade e ganham maior consciência ambiental.
Este ano, o destaque foi para as suculentas, plantas conhecidas pela sua incrível variedade de formas, cores e texturas. Através desta experiência, os alunos descobriram como cuidar delas, compreendendo conceitos importantes como a sustentabilidade, a poupança de água e a preservação dos recursos naturais.
A atividade começou com uma explicação da Divisão de Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, que deu a conhecer as características únicas das suculentas – desde a sua capacidade de armazenar água até à sua resistência a condições adversas. Em seguida, cada aluno teve a oportunidade de transplantar uma suculenta para um vaso e colocá-la na floreira vertical da escola. Cada criança ficou responsável por acompanhar o crescimento da sua planta e registar as mudanças ao longo do tempo, promovendo a observação e incentivando a escrita.
Esta iniciativa já decorreu nas escolas âncora do programa «Meu Bairro, Minha Rua», nos quarteirões da Biblioteca, do Cedro, António Sérgio, Senhora da Graça, Espinheiro e Quebrantões. Além da escola básica Professor Dr. Marques dos Santos, a atividade também decorreu na escola básica de Corveiros e na escola básica Cabo Mor. A próxima será na EB do Cedro, numa dinamização com duas turmas.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia