Chega ao fim mais uma edição do Porto Femme International Film Festival.
Para além dos prémios atribuídos nas sessões competitivas, foram ainda entregues as distinções especiais:
- O prémio “Lutas e Direitos das Mulheres” distinguiu o filme argentino Me gusta cuando hablas (2023), de Silvina Estévez e Marlene Grinberg. O júri atribuiu ainda duas menções especiais: Bulletproof: A Lesbian Guide to Surviving the Plot (2024), de Regan Latimer, e What If Women Ruled the World? (2023), de Giulia Magno.
- O Prémio “Sororidade” homenageou a associação cultural Clube Safo, fundada em 1996, e dinamizada por um coletivo de mulheres lésbicas, reconhecendo o seu notável trabalho, o ativismo consistente e o compromisso com a justiça social.
- O Prémio “A Voz das Mulheres”, atribuído em parceria com as Mira Galerias, foi dado ao documentário Tão Pequeninas, Tinham o Ar de Serem Já Crescidas (2024), de Tânia Dinis. A obra parte de um arquivo fotográfico, imagens reais e testemunhos orais de várias mulheres de Trás-os-Montes, Beira, Alto e Baixo Minho, que, entre as décadas de 1940 e 1970, vieram para o Porto trabalhar como criadas para servir.
A cineasta Rita Azevedo Gomes foi a homenageada desta edição, celebrando a sua singular visão artística e contributo para o cinema contemporâneo.
Nesta edição:
- Mais de 1.700 pessoas assistiram e participaram nas sessões de cinema do festival;
- Mais de 1.600 pessoas participaram nas atividades paralelas;
- Estiveram presentes mais de 80 profissionais da indústria cinematográfica, oriundos de 13 países (Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, França, Grécia, Irão, Itália, Líbano, Palestina, Polónia, Portugal, Reino Unido).
A oitava edição do Porto Femme teve como tema central “(In)visibilidades” e contou com curadorias especiais que procuraram reforçar a diversidade e a inclusão em toda a programação. Destaque para a “Mostra de Cinema Lésbico”, com curadoria de Joana de Sousa, que reuniu uma seleção de filmes produzidos entre as décadas de 1970 e 2020. A mostra destacou ainda uma ampla diversidade geográfica, incluindo obras oriundas de Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, Líbano, Portugal e Reino Unido.
Os prémios das sessões competitivas foram atribuídos nas cinco categorias principais: Internacional, Nacional, Estudantes, XX Element e Temática e o Prémio do Festival.
Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto