• Sáb. Abr 19th, 2025

Porto Femme revela os laureados da oitava edição

ByMItv

Abr 13, 2025

Chega ao fim mais uma edição do Porto Femme International Film Festival.
Para além dos prémios atribuídos nas sessões competitivas, foram ainda entregues as distinções especiais:

  • O prémio “Lutas e Direitos das Mulheres” distinguiu o filme argentino Me gusta cuando hablas (2023), de Silvina Estévez e Marlene Grinberg. O júri atribuiu ainda duas menções especiais: Bulletproof: A Lesbian Guide to Surviving the Plot (2024), de Regan Latimer, e What If Women Ruled the World? (2023), de Giulia Magno.
  • O Prémio “Sororidade” homenageou a associação cultural Clube Safo, fundada em 1996, e dinamizada por um coletivo de mulheres lésbicas, reconhecendo o seu notável trabalho, o ativismo consistente e o compromisso com a justiça social.
  • O Prémio “A Voz das Mulheres”, atribuído em parceria com as Mira Galerias, foi dado ao documentário Tão Pequeninas, Tinham o Ar de Serem Já Crescidas (2024),  de Tânia Dinis. A obra parte de um arquivo fotográfico, imagens reais e testemunhos orais de várias mulheres de Trás-os-Montes, Beira, Alto e Baixo Minho, que, entre as décadas de 1940 e 1970, vieram para o Porto trabalhar como criadas para servir.

A cineasta Rita Azevedo Gomes foi a homenageada desta edição, celebrando a sua singular visão artística e contributo para o cinema contemporâneo.

Nesta edição:

  • Mais de 1.700 pessoas assistiram e participaram nas sessões de cinema do festival;
  • Mais de 1.600 pessoas participaram nas atividades paralelas;
  • Estiveram presentes mais de 80 profissionais da indústria cinematográfica, oriundos de 13 países (Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, França, Grécia, Irão, Itália, Líbano, Palestina, Polónia, Portugal, Reino Unido).

A oitava edição do Porto Femme teve como tema central “(In)visibilidades” e contou com curadorias especiais que procuraram reforçar a diversidade e a inclusão em toda a programação. Destaque para a “Mostra de Cinema Lésbico”, com curadoria de Joana de Sousa, que reuniu uma seleção de filmes produzidos entre as décadas de 1970 e 2020. A mostra destacou ainda uma ampla diversidade geográfica, incluindo obras oriundas de Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, Líbano, Portugal Reino Unido.

Os prémios das sessões competitivas foram atribuídos nas cinco categorias principais: InternacionalNacionalEstudantesXX Element e Temática e o Prémio do Festival.

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *