São 48 novos autocarros 100% elétricos e vão entrar, de imediato, em circulação. A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vê, assim, a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, dando continuidade à estratégia adotada de descarbonização da operação comercial e, consequentemente, a redução da pegada ambiental.
“Com a aquisição destes 48 autocarros, a frota da STCP é aumentada para 444 veículos, retirando ao serviço 24 veículos a gasóleo”, explicou aos jornalistas Cristina Pimentel. O objetivo da empresa é chegar a 2027 com 50% da frota elétrica, sendo que Rui Moreira afirma “Nós já só vamos comprar autocarros elétricos” e, até ao final do ano, serão adquiridos mais 20 autocarros elétricos.
Questionada sobre como tem decorrido, com o aumento da frota, a consequente contratação de novos motoristas, Cristina Pimentel adiantou que a empresa “contrata motoristas praticamente todos os meses”. “Nos nossos quadros, temos 960 motoristas e estamos permanentemente em contratação para cumprir o contrato com os nossos acionistas [os Municípios do Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo]”, acrescentou.