O Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia assinala os 50 anos do 25 de Abril com a gravação de 2 medleys dedicados a Zeca Afonso e Zé Mário Branco.
Após uma pesquisa criteriosa e um estudo focado na riqueza melódica e harmónica das canções que integram o património daqueles dois cantautores de referência na luta pela Liberdade, o diretor artístico dos Pequenos Cantores da Maia, Victor Sampaio Dias, selecionou de entre as melhores de Zeca Afonso: “Grândola”; “Vejam bem”; “A formiga no carreiro” e “Filhos da madrugada”. De entre o melhor do repertório legado por Zé Mário Branco, a seleção recaiu sobre: “Soldadinho”; “Mudam-se os tempos” e “Qual é a tua ó meu”.
Para as mais de 40 crianças que integram os Pequenos Cantores da Maia este foi, simultaneamente, um desafio e uma descoberta. Um desafio porque as estruturas musicais de todas as canções apresentam alguma complexidade, criando, sobretudo aos mais pequenos, algumas dificuldades na aprendizagem e memorização das linhas melódicas e das respetivas letras, e uma descoberta, porquanto o trabalho de montagem e ensaio destes medleys se revelou uma oportunidade para conhecer estes vultos maiores da Música Popular de Intervenção.
Por via deste projeto artístico, ficaram a saber um pouco mais sobre as circunstâncias cívicas, culturais e sociais, a que aludem estas canções muito datadas e relacionadas com algumas fases e momentos da História recente de Portugal, direta ou indiretamente, ligadas ao 25 de Abril de 1974.
A satisfação e alegria com que as crianças aprenderam as canções, interpretadas em harmonia, repercutiu-se na qualidade artística que está patente no resultado final do trabalho de estúdio.
Os Pequenos Cantores da Maia estão disponíveis para partilhar com o público esta experiência de festejar, com alegria e entusiasmo, a Liberdade, e apresentar ao vivo este breve programa que presta tributo aos 50 anos de Liberdade e Democracia, através da interpretação de alguma da melhor Música de dois compositores, autores e intérpretes conotados com o 25 de Abril.
Redatora: Beatriz Costa