O Município de Braga vai assinalar, no próximo dia 10 de junho, os 500 anos do nascimento de Camões com um recital intitulado “Um Cancioneiro Português – Um caminho entre a poesia e a música – LUÍS VAZ DE CAMÕES”. A iniciativa cultural realizar-se-á no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga.
O recital irá deambular pelos séculos XIX e XX, em contacto com ambientes musicais e personalidades muito diversas. Serão ouvidas obras que podem levar a reflexões sobre o passado e sobre o presente cultural.
“Um Cancioneiro Português – Um caminho entre a poesia e a música – LUÍS VAZ DE CAMÕES” contará com poesia de Luís de Camões e música de Jorge Croner de Vasconcellos, Luís de Freitas Branco, Frederico de Freitas, José Viana da Mota, Augusto Machado, Rui Coelho, João Arroio, Alexandre Delgado, Eurico Carrapatoso, Joly Braga Santos e Fernando Lopes-Graça.
Também dois cantores e um piano, num ambiente íntimo, darão corpo a programas ordenados segundo uma vaguíssima lógica de ideias, escolas ou personalidades poéticas.
O recital está inserido no projeto Cancioneiro Português, dirigido pelo maestro e diretor musical do Teatro Nacional de São Carlos, João Paulo Santos. Receberá ainda os artistas Paulina Sá Machado (solista da cidade de Braga, no soprano), André Henriques (no barítono) e João Paulo Santos (no piano).
A comemoração do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580) será uma oportunidade para homenagear o legado de “um dos maiores vultos da literatura universal, reconhecido como fundador de uma ideia de universalidade que hoje nos surge como revolucionária na escrita, na vocação e no pensamento“, refere o Município de Braga em comunicado.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.