• Dom. Nov 16th, 2025

Teatro Municipal do Porto celebra 10 temporadas com muita música, toque e inovação

ByMItv

Jun 19, 2024 #cultura, #porto
Ao longo dos últimos anos, passaram pelo teatro cerca de 900.000 pessoas para assistir aos mais de 1.200 espetáculos (Fonte: Município do Porto)Ao longo dos últimos anos, passaram pelo teatro cerca de 900.000 pessoas para assistir aos mais de 1.200 espetáculos (Fonte: Câmara do Porto)

A 10.ª temporada do Teatro Municipal do Porto arranca nos dias 13 e 14 de setembro com a estreia nacional de “The Köln Concert“, de Trajal Harrell/ Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble, no Grande Auditório do Rivoli; com a estreia de “Mal de Ulisses” de Rui Catalão, no Auditório do Campo Alegre; e com o concerto de Bill MacKay, no Pequeno Auditório do Rivoli, naquele que será o primeiro Understage da temporada.

Tal como há dez anos atrás, o Teatro Municipal do Porto abre as portas no segundo fim-de-semana de setembro e convida a refletir e a celebrar. Ao longo destas 10 temporadas, passaram pelo teatro cerca de 900.000 pessoas para assistir aos mais de 1.200 espetáculos – quase 50% em coprodução e a maioria feitos com artistas que trabalham a partir do Porto.

O número 10 representa a conclusão de um ciclo e a construção de outro“, revelam os codiretores artísticos Cristina Planas Leitão e Drew Klein, em comunicado.

Recomeçar não é o mesmo que partir do zero. O passado deixa uma marca na nossa memória, simultaneamente vivida e cultural, que nos acompanha para o futuro, quer queiramos quer não. Esta evocação da memória atravessa os espetáculos ao longo destes meses. Esta temporada inclui obras que visam reforçar a ligação entre artistas e públicos e um tempo e um espaço específicos, seja por meio da música, do toque ou de reinvenções“, contam.

Sobre a nova temporada do Teatro Municipal do Porto, os codiretores dizem que as obras e os artistas presentes “criaram espetáculos que desafiam o estado atual das coisas, estimulando o debate sobre temas como saúde mental, desejo sexual e realidades expandidas“.

No arranque da 10.ª temporada, o destaque será a estreia do coreógrafo norte-americano Trajal Harrell. Com música de Keith Jarrett e de Joni Mitchell, “The Köln Concert” procura uma forma onde as pessoas se possam encontrar, apesar da diferença de idiomas, visões do mundo e identidades.

No programa, consta também Rui Catalão, que irá estrear “Mal de Ulisses“, inspirado nos sete lutos migratórios descritos pelo psiquiatra Joseba Achotegui. Um projeto com várias modalidades de intervenção, destinado a mobilizar as comunidades para a história, identidade e estado psíquico das pessoas sujeitas a processos migratórios.

No primeiro Understage da temporada, o Rivoli acolhe a estreia a solo em Portugal do guitarrista norte-americano Bill MacKay.

Com recurso à realidade virtual, o Teatro Municipal do Porto recebe a estreia de “BITCHO – Supra” de Susana Chiocca, nos dias 20 e 21 de setembro, onde o espetador imerge num mundo idílico e misterioso, explorando dois ambientes distintos à medida que vai caminhando pelo espaço.

A nova edição do Make Trouble, a acontecer nos dias 27 e 28 de setembro, apresentará ainda “HAMMAM” de Javiera Peón-Veiga – uma experiência imersiva, inspirada em práticas tradicionais de suor ou banhos quentes presentes em várias geografias e culturas no mundo.

A agenda cultura irá contar com muitas outras estreias e apresentações. Os bilhetes para os espetáculos da temporada 2024/2025 já se encontram disponíveis via online ou nas bilheteiras do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre.

By MItv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *