A Universidade UBT, no Kosovo, atribuiu ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o título “Honoris Causa“, um reconhecimento académico que destaca personalidades pelo seu elevado mérito em várias áreas, nomeadamente o Prémio de Excelência em Liderança pelo seu contributo no país.
“Uma distinção que muito me honra“, garantiu o presidente do Município do Porto ao reconhecer a UBT como “uma das mais inovadoras instituições de Ensino Superior no Kosovo e em toda a região“.
“Trata-se de uma prestigiada instituição que assume uma relevância central na região, nomeadamente no que diz respeito à promoção da sociedade do conhecimento e na formação de capital humano capaz de
gerar prosperidade, sustentabilidade e qualidade de vida das populações“, disse Rui Moreira sobre a universidade.
O autarca relembrou que a distinção serve para reforçar os laços de cooperação e de amizade entre Kosovo e o Porto, “cidade com uma histórica vocação académica e um trabalho de excelência na área da investigação científica“, acrescentou.
Sobre o papel das universidades, Rui Moreira sublinhou que “o otimismo numa sociedade depende do conhecimento, da capacidade de interpretar o que está acontecer no momento e de expandir o sonho da Humanidade“, acrescentando que “foi esse sonho que encontrei aqui, o de construir uma rede de conhecimento, de gerar novos negócios“.
Terminou a sua intervenção com uma chamada de atenção para a necessidade de “combater o medo”. “Desde que consigamos desenvolver o conhecimento e a nossa capacidade de compreensão, seremos capazes de sobreviver às ameaças“, concluiu ao reafirmar o seu apoio ao Kosovo.
O Prémio Excelência em Liderança foi entregue pelo reitor da Universidade UBT, Edmond Hajrizi, que mencionou o “espírito empreendedor” e a “capacidade de liderança” do presidente da Câmara do Porto como critérios para a distinção.
O momento realizou-se durante o Fórum Empresarial Kosovo – Portugal, que reuniu mais de uma centena de empresas portuguesas e kosovares com o objetivo de promover futuras parcerias que contribuam para o crescimento económico dos dois países.