A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista está de regresso a Valongo de 31 de maio a 4 de junho para celebrar uma das principais marcas identitárias do concelho.
Um dos maiores eventos do país dedicado a panificação, este ano conta com cinco dias de festa. Concertos, showcookings, exposições, teatro, recriações, histórias e gastronomia destacam-se na festividade. Sem esquecer o núcleo de fabrico ao vivo e a venda de biscoitos e regueifa.
O transito estará cortado, no centro da cidade de Valongo, onde acontecerá a feira, designadamente no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério.
Desde de 2014, que o objetivo entre a Junta de Freguesia e a Câmara de Valongo é manter viva a tradição e estimular o potencial económico.
“Esta festa pertence à comunidade, faz parte da nossa alma. É impressionante a adesão de padeiros, biscoiteiros, doceiros, das escolas do Município, associações, artesãos, confrarias, e das pessoas em geral que espontaneamente decoram as suas casas e lojas para receber os milhares de visitantes que, durante todos os dias da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, passam por Valongo e ficam encantadas com o potencial da nossa terra”
José Manuel Ribeiro- Presidente da Câmara de Valongo
A abertura oficial da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista realiza-se amanhã, dia 31 de maio, pelas 14h30, com o tradicional Desfile Alegórico, envolvendo centenas de crianças das escolas do concelho.
Os grandes concertos deste ano serão protagonizados por Marta Ren (dia 31 de maio), Criatura (dia 1 de junho), Wilson Honrado (dia 2 de junho), Aurea (dia 3 de junho) e Mickael Carreira (dia 4 de junho). A animação itinerante está a cargo dos grupos Gaitifarra, Drama e Beiço, Sopraki, Gaitas Sirigaitas e Trupe dos Almeidas.
